Orientação de Precisão

I CAMPEONATO IBÉRICO DE ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO

Vale do Rossim, Gouveia – 13 de Abril de 2013

Especificações Técnicas

  • A prova desenrolar-se-á ao longo da Estrada Municipal que liga o Vale do Rossim às Penhas Douradas, a qual irá estar encerrada ao trânsito, garantindo a necessária segurança e tranquilidade a todos os participantes.
  • A área é muito rica em elementos naturais (de relevo, rochoso e de vegetação), dos quais nem todos se encontram representados, exigindo uma leitura particularmente atenta e adequada do mapa, à escala 1:5.000, com equidistância de 5 metros e de acordo com a norma ISSOM. 
  • Com uma distância total de 1300 metros, uma subida acumulada de 15 metros e dezasseis pontos de controlo, a prova desenvolve-se em ambos os sentidos da estrada, com uma primeira parte no sentido ascendente (lado sul), com onze pontos de controlo, e os restantes cinco pontos de controlo numa segunda parte, no sentido descendente (lado norte). 
  • No local de inversão do sentido da prova, proceder-se-á a uma neutralização do tempo e os participantes deverão nesta altura cumprir dois pontos cronometrados. 
  • O tempo de prova será de 90 minutos para a Classe Aberta e de 105 minutos para a Classe Paralímpica.
  • Haverá recolha dos mapas (no local de neutralização do tempo e na chegada), que serão devolvidos depois da partida do último atleta inscrito. 
  • O resultado final será encontrado pelo somatório de respostas corretas (dezasseis pontos + dois pontos cronometrados), servindo de fator de desempate os tempos apurados nos pontos cronometrados.
  • Em função das condições de pluviosidade e do programa de descargas da Barragem do Vale do Rossim, alguns elementos cartografados poderão encontrar-se total ou parcialmente submersos. 
  • Sobretudo, pede-se a todos os participantes que respeitem o silêncio e a privacidade dos atletas em prova. Os atletas que forem encontrados a trocar impressões entre si na zona dos pontos de decisão serão desclassificados.
  • Chama-se a atenção para o facto de determinados pontos poderem ser múltiplos, ou seja, a partir dum mesmo local de decisão haver mais do que um ponto marcado no terreno, sendo as balizas comuns aos desafios colocados. 
  • Da mesma forma, poderá haver um conjunto de pontos A (“Cluster A”) marcados no terreno a partir dum mesmo local de decisão, cabendo ao participante “isolar” a(s) baliza(s) referente(s) a cada um dos desafios propostos. 
  • A propósito destas duas últimas situações, aconselha-se uma leitura atenta das Diretrizes da IOF [“IOF Technical Guidelines For Elite Trail Orienteering”, em http://orienteering.org/wp-content/uploads/2010/12/IOF-Technical-Guidelines-for-Elite-Trail-Orienteering.pdf], e em particular do documento referente ao Controlo "A" [The "A" Control”, em http://orienteering.org/wp-content/uploads/2010/12/IOF-TrailO-TN-12-01-The-A-Control.pdf]. 
  • Aconselha-se igualmente uma leitura do documento respeitante aos Pontos Cronometrados [“Timed Controls”, em http://orienteering.org/wp-content/uploads/2010/12/IOF-TrailO-TN-12-02-Timed-controls.pdf]. 
  • O início da prova está agendado para as 11h00 e as partidas  decorrerão até às 14h30 (não haverá tempos de partida definidos). 
  • A Cerimónia de Entrega de Prémios decorrerá na Arena do Vale do Rossim, pelas 16h00.
  • Qualquer reclamação deverá ser feita verbalmente até 15 minutos após o atleta terminar a sua prova e formalizada posteriormente por escrito (impresso a fornecer pela organização).
  • A procedência do protesto será avaliada por um Júri composto por um elemento da Federação Portuguesa de Orientação (Fernando Costa), um elemento da Federação Espanhola de Orientação (a designar) e um atleta paralímpico (Diana Coelho).

Direcção de Prova: Acácio Porta-Nova
Traçadores de percursos: Acácio Porta-Nova e Joaquim Margarido
Cartografia: Raquel Costa (Março de 2013)
Partidas e chegadas: Tomás Silva
Juíz Pontos Cronometrados: Adriana Frazão
Supervisor FPO: Joaquim Margarido
Organização: CPOC - Clube Português de Orientação e Corrida
Apoios: FPO - Federação Portuguesa de Orientação, FEDO - Federação Espanhola de Orientação, Câmara Municipal de Gouveia

 
Apoios

Federação Portuguesa de Orientação Câmara Municipal de Gouveia Federación Española de Orientación Trilhos e Lagoas

Vitalis

Sapo Desporto Orientovar Orievents Correr Por Prazer - Webzine de Corrida Global News Correr o Mundo Crónicas das Corridas O Praticante

Lusiteca Criobaby