Extensor ORI-BTT
Mantenha o SI
card sempre junto à sua BTT
O que é o Extensor?
O Extensor é um equipamento muito simples que inclui um mecanismo que fica preso ao quadro da BTT, e que inclui um fio enrolado em que na ponta é preso o SI Card. Para garantir a inviolabilidade do sistema, o Extensor é preso ao quadro da BTT com uma braçadeira, assim como o SI Card é preso ao Extensor também com outra braçadeira.
Para que serve o Extensor?
Tal como acontece em muitas provas internacionais de OriBTT, a FPO decidiu implementar em Portugal um mecanismo de controlo mais apertado em termos da utilização do SICard em BTT.
Assim, a partir de agora, em cada prova o SI Card passará a estar preso à BTT pelo Extensor, que obriga cada atleta a ter de ir com a BTT até junto da baliza para poder controlar o SI Card na respectiva estação, deixando de ser possível que um atleta tire vantagem em deixar a BTT num local, e ir a correr controlar um ponto de controle, pois onde estiver o SI Card está também a BTT a menos de 1 metro de distância.
Quem é que utiliza o Extensor?
Todos os atletas que participem nos escalões de Competição: Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos.
Como se utiliza o Extensor?
Durante o percurso o fio do Extensor está enrolado e o SI Card fica portanto seguro junto ao quadro. Quando o atleta chega a uma estação puxa o SI Card, o fio é desenrolado até uma distância de quase 1 metro, e pode introduzi-lo na estação de controlo. Assim que tiver terminado pode soltá-lo que o Extensor enrola automaticamente o fio puxando de volta o SI Card.
Onde colocar o Extensor?
O local de colocação do Extensor na BTT pode ser em qualquer ponto fixo da BTT, sugerindo-se no quadro da BTT ou no guiador (do lado direito ou esquerdo conforme o atleta for dextro ou canhoto), sendo da escolha de cada um esse local. Não poderá ser colocado num local em que possa ser retirado facilmente por arrastamento, como por exemplo, junto ao exterior do punho do guiador.
Quanto Custa o Extensor?
Para atletas que tenham SI Card próprio a FPO fornece gratuitamente um Extensor. Para quem tenha SI Card alugado terá de pagar mais 0,5 Euros à FPO pelo aluguer de um Extensor por prova. Em caso de perda ou de má utilização do SI Card a FPO cobrará 5 Euros pelo Extensor.
O que devo fazer para colocar o Extensor?
Como é a segunda vez que vai ser utilizado em Portugal, será a organização da prova que colocará o Extensor na BTT de cada atleta, no local por ele indicado, por forma a garantir a sua correcta colocação. Esta operação será feita junto à partida, onde serão fornecidos os Extensores e colocados de imediato na BTT.
O que devo fazer antes de partir?
Deve-se dirigir atempadamente para junto da partida (aconselha-se pelo menos 10 min. antes) onde existirá uma zona em que a organização colocará os Extensores na BTT e prenderá também o seu SI Card ao sistema.
O que devo fazer na chegada?
No local onde descarrega o SI Card será verificada a integridade do Extensor. O atleta deverá manter o Extensor com o SI Card preso à BTT para a prova do dia seguinte.
Caso o SI Card seja alugado e o atleta não venha no 2º dia então o SI Card e o Extensor serão de imediato recolhidos.
O que devo fazer no 2º dia?
No 2º Dia a situação normal será o sistema estar idêntico ao colocado no dia anterior. Nesse caso, é verificada a integridade do Extensor e o número do SI Card.
Se o atleta não tiver vindo no dia anterior, é efectuado o mesmo procedimento do 1º Dia.
Se por algum motivo o Extensor não estiver em condições ou se o Atleta o tiver retirado a organização voltará a colocar as braçadeiras de protecção, mas não havendo responsabilidade pelo possível atraso em que o atleta possa ocorrer por este procedimento excepcional.
Se o atleta não tiver consigo o Extensor do 1º dia, terá de passar previamente pelo Secretariado, pagar o valor do aluguer ou da compra de um novo Extensor, sendo-lhe disponibilizada uma senha que entregará na Partida para lhe colocarem outro Extensor. É da única responsabilidade do atleta garantir que se apresenta na Partida com o Extensor ou a respectiva senha, não podendo responsabilizar a Organização pelos atrasos que devido à sua falta possa incorrer.
Nenhum atleta poderá partir sem ter o Extensor devidamente colocado e validado.
E depois da prova no domingo?
Após a Chegada e no local de descarregar o SI Card, que se deverá manter em conjunto com o Extensor, a organização recolherá os SI Card e Extensores alugados. A partir desse momento os atletas que tenham SI Card próprio poderão retirar à vontade o Extensor e o SI Card, sem o danificar, pois será necessário em futuras provas.
Já me foi entregue um extensor na última prova, mas ele avariou-se. O que devo fazer?
Deve dirigir-se ao secretariado para efectuar a compra ou aluguer de um novo extensor. Deve depois entregar a senha que lhe deram nas partidas para lhe ser montado o novo extensor.
E se tiver algum problema com o Extensor?
Como será a segunda vez que o sistema será usado em Portugal, estando-se ainda numa fase experimental, qualquer acontecimento imprevisto será analisado caso a caso pela organização e Júri Técnico, vendo-se a melhor situação que não prejudique o atleta.
No entanto, em caso de comprovada utilização fraudulenta do sistema com intuitos de tirar vantagem desportiva da situação, o atleta será punido com a desclassificação do percurso.
Caso haja algum problema com o Extensor, e o fio se parta devido a um problema natural como uma queda, ou algo que possa ser devidamente comprovado, o atleta não será penalizado, desde que não se demonstre que tirou partido da situação, caso em que poderá ser desclassificado. Se o Extensor ficar danificado, mesmo que por um motivo sem responsabilidade directa do atleta, este terá de comprar / alugar um novo para o percurso seguinte, pois não serão aceites Extensores que não apresentem as devidas garantias de fiabilidade.
Tenho outras dúvidas que gostava de esclarecer?
Contacte qualquer elemento da organização antes da prova, no secretariado, partidas ou chegadas, que tudo farão para lhe esclarecer essas questões.