Avisos Importantes
1. Só a boa vontade das partes envolvidas permitiu utilizar neste evento o bonito jardim da Quinta do Marquês (zona de partidas da prova da tarde), recentemente aberto ao público. Esta utilização só foi possível com a palavra de honra da organização do evento, destacando o civismo e o amor pela Natureza de todos os participantes dos eventos de Orientação e a preservação dos jardins e monumentos nele inseridos. Agora é a vossa vez de honrar este compromisso, respeitando e preservando toda a área dos jardins desde que entram no secretariado até saírem pelo portão já com a vossa prova a decorrer. Haverá elementos da organização a zelar pela preservação de toda a área do jardim que poderão desclassificar quem não respeitar os pressupostos referidos. Mas essa missão passa em primeiro lugar pela vossa atitude. Respeitem, aproveitem e divirtam-se.
2. Nos jardins da Fábrica da Pólvora, aconselhamos a utilização dos caminhos pedonais sempre que possível (nem sempre vai ser possivel).
3. Apelamos a todos os participantes que garantam a verdade desportiva do evento em dois momentos. De manhã, respeitando as indicações da organização que irá entregar os mapas nos minutos que antecedem a partida, só consultando o mapa após o aviso de partida. De tarde, após terminar a prova não mostrando o mapa a quem ainda não iniciou o seu percurso.
4. A hora de abertura do secretariado foi alterada para as 8 horas da manhã. Solicitamos a todos os participantes que cheguem o mais cedo possível para se dirigirem ao secretariado. Recordamos que a explicação do formato da prova está agendada para as 9h10, às 9h30 partem todos os participantes em escalões abertos, às 9h35 partem os que competem em escalões femininos e às 9h40 os que competem em escalões masculinos. Quem chegar mais tarde à zona marcada para a partida, poderá participar na mesma mas ser-lhe-á atribuído tempo como se tivesse partido com o resto do seu grupo. Os participantes no programa «Mexa-se Mais» poderão partir à hora que preferirem entre as 9h30 e as 10h15 o mais tardar, utilizando cartões de controle e sem fixação de tempo de prova.
5. Em todo o largo da igreja, onde está instalada a chegada e o ponto de espectadores, haverá várias estruturas temporárias montadas com pequenas "tascas" com castanhas e bebidas. Tenham atenção que nenhuma das "barracas" montadas está cartografada uma vez que se tratam apenas de estruturas temporárias.
6. Na prova da Fábrica da Pólvora, para possibilitar as partidas em massa, os percursos foram criados em sistema de "loop". O que isto quer dizer é que, em cada percurso de cada participante haverá dois ou três mini-percursos que começam no triângulo e terminam no mesmo ponto (o ponto 100 coincide com o triângulo). Este aviso é importante porque cada praticante terá que "controlar" o ponto 100 quantas vezes o seu percurso por lá passar. Na prática, cada participante receberá o seu mapa antes da partida, consultará o mapa só após a partida, dirigir-se-á para o triângulo, e terá de controlar todos os pontos pela ordem indicada no mapa, controlando o ponto 100 mais que uma vez. No final, após controlar pela última vez o ponto 100, dirigir-se-á para a meta. Só os participantes do «Mexa-se Mais» terão um percurso normal e não sairão nas partidas em massa, podendo escolher livremente a sua hora de partida sem atribuição de resultados.
2. Nos jardins da Fábrica da Pólvora, aconselhamos a utilização dos caminhos pedonais sempre que possível (nem sempre vai ser possivel).
3. Apelamos a todos os participantes que garantam a verdade desportiva do evento em dois momentos. De manhã, respeitando as indicações da organização que irá entregar os mapas nos minutos que antecedem a partida, só consultando o mapa após o aviso de partida. De tarde, após terminar a prova não mostrando o mapa a quem ainda não iniciou o seu percurso.
4. A hora de abertura do secretariado foi alterada para as 8 horas da manhã. Solicitamos a todos os participantes que cheguem o mais cedo possível para se dirigirem ao secretariado. Recordamos que a explicação do formato da prova está agendada para as 9h10, às 9h30 partem todos os participantes em escalões abertos, às 9h35 partem os que competem em escalões femininos e às 9h40 os que competem em escalões masculinos. Quem chegar mais tarde à zona marcada para a partida, poderá participar na mesma mas ser-lhe-á atribuído tempo como se tivesse partido com o resto do seu grupo. Os participantes no programa «Mexa-se Mais» poderão partir à hora que preferirem entre as 9h30 e as 10h15 o mais tardar, utilizando cartões de controle e sem fixação de tempo de prova.
5. Em todo o largo da igreja, onde está instalada a chegada e o ponto de espectadores, haverá várias estruturas temporárias montadas com pequenas "tascas" com castanhas e bebidas. Tenham atenção que nenhuma das "barracas" montadas está cartografada uma vez que se tratam apenas de estruturas temporárias.
6. Na prova da Fábrica da Pólvora, para possibilitar as partidas em massa, os percursos foram criados em sistema de "loop". O que isto quer dizer é que, em cada percurso de cada participante haverá dois ou três mini-percursos que começam no triângulo e terminam no mesmo ponto (o ponto 100 coincide com o triângulo). Este aviso é importante porque cada praticante terá que "controlar" o ponto 100 quantas vezes o seu percurso por lá passar. Na prática, cada participante receberá o seu mapa antes da partida, consultará o mapa só após a partida, dirigir-se-á para o triângulo, e terá de controlar todos os pontos pela ordem indicada no mapa, controlando o ponto 100 mais que uma vez. No final, após controlar pela última vez o ponto 100, dirigir-se-á para a meta. Só os participantes do «Mexa-se Mais» terão um percurso normal e não sairão nas partidas em massa, podendo escolher livremente a sua hora de partida sem atribuição de resultados.