Informações Técnicas
Mapa e terreno
Mapa novo, produzido em Outubro de 2006, à escala de 1:20000 e equidistância de 5 metros.
O terreno é um misto de floresta, áreas abertas e zonas de cultivo. A zona sul do mapa é maioritariamente plana. Mas a norte existe mais declive com subidas mais duras e descidas mais técnicas.
A rede de caminhos é rica e é composta principalmente por caminhos de média transitabilidade.
Distâncias
Aqui ficam as distâncias para os vários escalões nos dois dias.
Números para as bicicletas:
* A organização irá fornecer números para colocar na bicicleta a todos os participantes. Os usuais números de federado não serão para utilizar. Os grupos terão somente um número que terá de ser utilizado apenas por um dos participantes. Quem se apresentar na partida sem o respectivo número não poderá partir.
Outras Informações:
* Os pontos de controle serão numerados de 101 a 199.
* O último controle será o número 200.
* Será necessário picar na linha de meta o 'finish' (paragem do tempo de prova).
* As partidas de Sábado são a 900m e as de Domingo a 2700m.
* As chegadas são a 900m do centro do evento em ambos os dias.
* É proibido transitar com a bicicleta fora dos caminhos. É no entanto possível andar fora dos caminhos, desde que as rodas da bicicleta não estejam no chão.
* Por causa do mau tempo, existem no terreno muitos ramos e algumas árvores caídas. Árvores que bloqueiam o caminho estão assinaladas no mapa, mas é possível que existam outras... É necessário também ter cuidado com os ramos mais pequenos, pois facilmente podem causar problemas mecânicos!
* Este Inverno tem chovido a bom ritmo. Preparem-se para molhar os pés!
* Por causa das chuvas alguns caminhos apresentam valas mais ou menos profundas (especialmente em zonas mais inclinadas). Estes caminhos estão marcados como de má qualidade, mas devem ter cuidado na mesma.
* Aos atletas dos escalões abertos (Orientação para Todos - OPT) ser-lhes-á atribuído um tempo de partida, para melhor gestão das partidas e evitar acumulação de atletas nessa zona, sugere-se que a sigam, podendo no entanto partir no momento que acharem melhor. O inicio da vossa prova dá-se quando o SI é controlado no start.
* Haverá briefings para todos os atletas que o desejarem. Os mesmos terão lugar na zona das partidas, havendo a possibilidade de dois guias poderem acompanhar grupos que assim o desejem. Informe-se na zona de partidas.
* Todos os atletas após terminarem a sua prova, mesmo em caso de desistência da mesma, devem dirigir-se à informática, que estará localizada no centro do evento (CSRD) para assinalar que chegaram e não houve qualquer problema.
* Quando circularem pelas estradas de alcatrão, devem ser respeitadas as regras de trânsito que a elas se aplicam.
Foto aérea da área:
Excertos do mapa:
Mapa novo, produzido em Outubro de 2006, à escala de 1:20000 e equidistância de 5 metros.
O terreno é um misto de floresta, áreas abertas e zonas de cultivo. A zona sul do mapa é maioritariamente plana. Mas a norte existe mais declive com subidas mais duras e descidas mais técnicas.
A rede de caminhos é rica e é composta principalmente por caminhos de média transitabilidade.
Distâncias
Aqui ficam as distâncias para os vários escalões nos dois dias.
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Números para as bicicletas:
* A organização irá fornecer números para colocar na bicicleta a todos os participantes. Os usuais números de federado não serão para utilizar. Os grupos terão somente um número que terá de ser utilizado apenas por um dos participantes. Quem se apresentar na partida sem o respectivo número não poderá partir.
Outras Informações:
* Os pontos de controle serão numerados de 101 a 199.
* O último controle será o número 200.
* Será necessário picar na linha de meta o 'finish' (paragem do tempo de prova).
* As partidas de Sábado são a 900m e as de Domingo a 2700m.
* As chegadas são a 900m do centro do evento em ambos os dias.
* É proibido transitar com a bicicleta fora dos caminhos. É no entanto possível andar fora dos caminhos, desde que as rodas da bicicleta não estejam no chão.
* Por causa do mau tempo, existem no terreno muitos ramos e algumas árvores caídas. Árvores que bloqueiam o caminho estão assinaladas no mapa, mas é possível que existam outras... É necessário também ter cuidado com os ramos mais pequenos, pois facilmente podem causar problemas mecânicos!
* Este Inverno tem chovido a bom ritmo. Preparem-se para molhar os pés!
* Por causa das chuvas alguns caminhos apresentam valas mais ou menos profundas (especialmente em zonas mais inclinadas). Estes caminhos estão marcados como de má qualidade, mas devem ter cuidado na mesma.
* Aos atletas dos escalões abertos (Orientação para Todos - OPT) ser-lhes-á atribuído um tempo de partida, para melhor gestão das partidas e evitar acumulação de atletas nessa zona, sugere-se que a sigam, podendo no entanto partir no momento que acharem melhor. O inicio da vossa prova dá-se quando o SI é controlado no start.
* Haverá briefings para todos os atletas que o desejarem. Os mesmos terão lugar na zona das partidas, havendo a possibilidade de dois guias poderem acompanhar grupos que assim o desejem. Informe-se na zona de partidas.
* Todos os atletas após terminarem a sua prova, mesmo em caso de desistência da mesma, devem dirigir-se à informática, que estará localizada no centro do evento (CSRD) para assinalar que chegaram e não houve qualquer problema.
* Quando circularem pelas estradas de alcatrão, devem ser respeitadas as regras de trânsito que a elas se aplicam.
* O mapa é limitado a oeste por uma estrada com trânsito intenso e rápido. Por este motivo é estritamente proibido transitar na estrada. Nos mapas a estrada está cortada com cruzes magenta (símbolo de caminho proibido). Os percursos foram feitos por forma a que a melhor opção nunca seja a utilização da estrada. Mas de qualquer forma a estrada será controlada e qualquer atleta que nela transite será desclassificado. | |
* Mais a sul no mapa existe uma área privada que não pode ser utilizada. Esta área tem a norte um caminho que também não pode ser utilizado. No mapa o caminho está cruzado com o símbolo de área fora de prova e de caminho proibido. Mais uma vez os percursos foram feitos por forma a que a melhor opção não passe nunca por este caminho. O caminho vai estar barrado com fita balizadora e avisos de caminho interdito. Elementos da organização irão desclassificar qualquer atleta que transite neste caminho. | |
* Uma nova vedação foi erguida no topo norte do mapa. Por causa disso uma possível opção não poderá ser utilizada.
No mapa o caminho estará marcado como proibido. |
Foto aérea da área:
Excertos do mapa: