CPOC Notícias
[2010-04-01] Participação do CPOC no NAOM - Crato (GD4C)
Norte Alentejano 'O' Meeting 2010 – Crato
A caravana “orientista” deslocou-se no fim-de-semana de 20 e 21 de Fevereiro até terras do Crato. Locais de beleza ímpar onde 1112 atletas foram presenteados com um pouco de história e gastronomia à mistura, em mais uma edição do Norte Alentejano 'O' Meeting, edição de 2010.
fontes: [1] logo do site do NAOM 2010 [2] Excerto de mapa do site do NAOM 2010 (Composição gráfica: Filipe Dias)
No rescaldo dessa mítica prova nacional que é o POM, a maioria dos atletas internacionais presentes em Portugal deslocaram-se até ao Crato dando uma outra dimensão à prova, dado que a etapa de sábado contava para a Taça de Portugal (TP), mas essencialmente para o ranking internacional (WRE). Assim, esteve presente a comitiva Júnior Dinamarquesa, e atletas de prestigiado nível mundial, entre eles: Olav Lundanes, Øystein Kvaal Østerbø, Tero Föhr, Carl Waaler Kaas, Ionut Zinca, Olle Boström, Helena Jansson, Linnea Gustavsson, Eva Jurenikova, Sara Lüscher, Signe Søes entre outros.
Sábado, 20 de Fevereiro, Distância Longa (WRE) e Sprint
A manhã de sábado acordou soalheira por terras do Alentejo (e ainda bem!), dando um bom prenúncio para mais um grande NAOM, e este dia prometia, por contar também para o ranking mundial! Desta feita, mais de 1000 atletas enfrentaram os desafios do mapa da Aldeia da Mata, junto da vila do Crato. O mapa era em tudo semelhante aos das edições anteriores, com o terreno bem definido, atravessado por uma ribeira, grande riqueza técnica ao nível das formações rochosas e com montado que ia ponteando toda a paisagem onde predominavam as áreas abertas.
Assim, e quanto ao desempenho dos CPOC’istas, este saldou-se por algumas boas prestações. Começando pelos escalões mais jovens Vera Alvarez e Diogo Barradas evidenciaram-se alcançando ela um brilhante 4º lugar em D17 e o Diogo um meritório 9º lugar em H15. Em seniores e face à ausência, mais uma vez de Miguel Silva e Alex Alvarez na elite, o nosso melhor atleta foi Filipe Farinha a distantes 30 minutos do vencedor, para um distância de 15 km.
Mas passemos ao ‘grandioso’ escalão de Veteranos, e no qual os nossos atletas não quiseram deixar os seus créditos por mãos alheias. Que o digam, Susana Pontes (D35) que alcançou o 5º lugar, tal como Rui Botão (H35). Neste mesmo escalão, a grande ovação foi para João Valente que com uma boa prova venceu a etapa, destaque ainda em D40 para Alexandra Coelho com um bom 4º lugar! Em 8º lugar classificou-se também Jorge Santos em Veteranos M B.
No que diz respeito aos escalões abertos (OPT’s) uma nota especial para Cristina Guerra (OPT 1) que alcançou o 6º lugar e para Ellen K. Pihl (OPT 4) com o 9º lugar. Hoje nos escalões abertos, amanhã na competição…
Ao final do dia, a organização presenteou os atletas com mais um espectacular sprint nocturno, nas ruas, becos e vielas da vila do Crato, pena foi o frio intenso que se fez sentir aliado ao tempo de espera por parte de alguns atletas na área da “quarentena”. Poucos foram os atletas do clube que se aventuraram nele, mas mesmo assim são alvo de destaque as boas prestações de Diogo Barradas (H15) com um 4º lugar, André Eusébio (H21A) em 12º lugar e João Dias (H21B) com um 12º lugar. Nos veteranos, mais uma vez a voz da experiência a falar, que o digam Rui Botão e João Valente (ambos H35) a alcançarem respectivamente 5º e 6º lugar. Em D35, Susana Pontes foi “senhora” da prova alcançando a vitória e em D40 Alexandra Coelho soube “levar a água ao seu moinho” com um 3º lugar sendo a 1ª portuguesa. Mais uma vez em Veteranos M B, Miguel barradas e Jorge Santos estiveram em evidência alcançando respectivamente o 7º e o 9º lugar entre os participantes. Finalmente em OPT 1, mais uma vez Cristina Guerra logrou alcançar um bom 7º lugar.
Domingo, 21 de Fevereiro, Distância Média
Choveu durante a noite inteira e continuava a chover durante a madrugada, logo avizinhava-se uma prova bem molhada e um terreno bem pesado! Mas quando começaram as partidas a chuva já tinha parado e os atletas lá começaram a “deslizar” sobre o típico Montado Alentejano com muitos pormenores de elementos rochosos e com desnível médio. O mapa era o da Herdade da Lage do Meio Dia. Neste dia, destacaram-se os seguintes atletas:
- 6º lugar – Diogo Barradas, H15 (total: 20 atletas);
- 79º lugar – Nelson Graça, HE (total: 115 atletas);
- 3º lugar – João Pedro Valente, M35 (total: 25 atletas);
- 6º lugar – Rui Botão, M35 (total: 25 atletas);
- 1º lugar – Susana Pontes, W35 (total: 12 atletas);
- 3º lugar – Alexandra Coelho, D40 (total: 9 atletas);
- 5º lugar – Miguel Barradas, VetMB (total: 22 atletas);
- 9º lugar – Jorge Santos, VetMB (total:22 atletas);
- 2º lugar – João Antunes, OPT1 (total: 4 atletas);
- 10º lugar – Ellen K. Pihl, OPT4 (total: 34).
No final desta grande festa da Orientação e na soma das 3 etapas (longa, sprint nocturno e média) obtiveram resultados de grande relevo os seguintes CPOC'istas:
- 5ºlugar – Diogo Barradas, H15 (total: 21 atletas);
- 58ºlugar – Filipe Dias, HE (total: 171 atletas) melhor atleta de Elite Masculino;
- 7ºlugar – Vanessa Jorge, D21B (total: 17 atletas);
- 3ºlugar – João Pedro Valente, M35 (total: 25 atletas);
- 5ºlugar – Rui Botão, M35 (total: 25 atletas);
- 3ºlugar – Susana Pontes, W35 (total: 12 atletas);
- 3ºlugar – Alexandra Coelho, D40 (total: 10 atletas);
- 4ºlugar – Miguel Barradas, VetMB (total: 23 atletas);
- 6º lugar – Jorge Santos, VetMB (total:23 atletas);
- 4ºlugar – Cristina Guerra, OPT1 (total: 25 atletas),
- 9º lugar – Ellen K. Pihl, OPT4 (total: 34 atletas);
A nível de classificações por Clubes, o CPOC arrecadou o 5º lugar (que não é muito normal..) devido à ausência de vários atletas que costumam dar muitos pontos para o Clube mas que por lesão ou por falta de comparência não podemos contar com eles.
E mais uma vez é sempre bom voltar a ver os CPOC'istas que costumam aparecer menos ou que são novatos, mas que fazem questão de aparecer e de desfrutar da Orientação. São eles:
- Jorge Valente, H13
- Pedro Fernandes, H21B
- Ângela Simões, D21B
- Alexandre Teixeira, H40
- Carlos Baltasar, H40
- Arménio Mendes, H40
- António Costa, H40
- Manuel Relvas, H45
- Jorge Santos, VetMB
- Carla Pratas, OPT2
- Cristina Guerra, OPT2
- Luis Fernandes, OPT2
- Sofia Wolf, OPT3
- Samuel Ramos, OPT3
- Ellen K. Pihl, OPT4
A Taça de Portugal ruma para Sintra (Vale de Cavalos e Colares) para o 18º Troféu de Orientação do CPOC, organizado pelo nosso (grande!) clube, nos dias 13 e 14 de Março.
"A Orientação não passa despercebida a ninguém..."
fonte: [9] João Dias
Saudações Orientistas,
André Eusébio
Filipe Dias