Avisos
- O Secretariado abrirá às 10h, no piso 1 do edifício da União Mucifalense - o acesso faz-se pela rampa exterior em direção ao campo de futebol. É neste piso que encontrarão também os balneários e o bar.
- No piso inferior, cujo acesso se faz também pelo exterior, junto à rampa, teremos os briefings, partida, chegadas, babysitting e entrega de prémios.

- Teremos dois briefings (gerais) distintos: um para os escalões de competição, às 12h30, outro para os escalões abertos, às 13h.
- O controlo de SI será feito à entrada do piso inferior, antes do briefing, e a entrega dos mapas à saída do briefing. Nos 15 minutos entre a entrega de mapas e a ordem de partida, os atletas deverão aguardar na área exterior delimitada.
- O controlo de SI para os escalões de competição está aberto desde as 12h00 às 12h45 - todos os atletas devem entrar na sala do piso inferior.
- O controlo de SI para os escalões abertos está aberto desde as 12h45 às 13h15.
- Desde as 12h até às 13h, teremos elementos da organização a dar briefings de introdução à orientação no espaço exterior da União Mucifalense.

- Os chips SportIdent têm que ser devidamente colocados nas pulseiras invioláveis fornecidas pela organização/FPO.
- Os dorsais fornecidos pela organização/FPO são obrigatórios para todos os elementos da equipa e deverão ser devolvidos no final (tal como os chips alugados).

- Haverá um abastecimento (assinalado no mapa) onde teremos bolachas, bananas e águas. Relembramos que as equipas devem garantir a sua autonomia, pois a sua estratégia pode incluir não passar pelo ponto de abastecimento.
- Na Arena teremos Sali+ fornecidos pela +Watt.

- Devido às diferentes estratégias, é possível que haja pontos que estejam mais de 2 horas sem nenhuma equipa os controlar, o que provoca o "adormecimento" da estação. Nessa situação, o primeiro elemento da equipa deverá ter em atenção que o "feedback" dessa estação vai ser mais demorado (i.e., esperar que a estação "acorde").
- A pontuação dos pontos mostra a distância a que estão do Arena e não necessariamente o grau de dificuldade técnica para lá chegar. A estratégia de cada equipa deverá considerar que há alguns pontos mais difíceis a nível técnico.

AVISO DE PERIGO 1

Existe no mapa uma zona interdita, conforme imagem que se segue. Por razões de segurança, pede-se a todos os participantes o rigoroso cumprimento desta interdição: existe no local uma matilha de cães identificada pelas entidades competentes (há vários meses). A organização lamenta a situação, relativamente à qual tentou todas as soluções possíveis junto das entidades competentes. Infelizmente as tentativas de solução falharam.


AVISO DE PERIGO 2

Existe na zona nordeste do mapa um trilho com uma descida que termina num salto com cerca de 1,5 metros. Pede-se a todos os atletas o máximo de precaução, especialmente no open BTT.


AVISO DE PERIGO 3

Dado que a prova decorre em zonas com estradas com movimento considerável, onde não é raro o não cumprimento dos limites de velocidade, e na impossibilidade de providenciar cortes de trânsito em todos os locais de passagem, e de garantir a justiça desportiva ao interditar partes destas vias, recomendamos aos atletas o máximo de atenção. É obrigatório o cumprimento do Código da Estrada por parte de todos os atletas.

Conduta no PNSC

A prova decorre no Parque Natural de Sintra-Cascais. A organização pede a todos os participantes o integral cumprimento do Código de Conduta e Boas Práticas dos Visitantes de Áreas Protegidas (http://www.icnf.pt/portal/turnatur/cod-condut).
 
Apoios

Federação Portuguesa de Orientação Câmara Municipal de Sintra União Mucifalense

Orifix +Watt

Media Partner: O Praticante