CPOC Notícias

[2011-10-01] Balanço do VIII Open do CAOS (Sintra / Mafra)


Realizou-se, nos dias 24 e 25 de Setembro, o VIII Open do CAOS. Com uma distância média e uma prova nocturna em Janas, no Sábado, e com um sprint no Domingo, ficam em seguida os destaques desportivos dos atletas do CPOC.

  - Isac Brito é o primeiro destaque que vos trago, pois foi 3.º na distância média e teria sido 4.º no sprint, mas infelizmente o seu escalão foi um dos afectados e a prova de Domingo não contou.

  - A Rita Albuquerque, em D13, foi a nossa melhor jovem deste escalão e fez a sua melhor prova no sprint, onde foi 5.ª.

  - Em D15, a Maria Firmino venceu a prova de distância média. Teria sido 2.ª no sprint, mas o escalão foi cancelado. Cancelamento esse que afectou a Beatriz Moreira, que só pôde participar no Domingo, para ver a sua fantástica prestação não contar. Teria ganho o escalão, deixando a Maria a quase um minuto e a 3.ª classificada a mais de 3 minutos.

  - Em Elite Masculina, tivemos, como único participante, o Alexandre Alvarez, que foi 7.º na média e 5.º no sprint.

  - Em Elite Feminina, esta prova assinala um feito histórico. Mesmo sendo uma prova de nível 2 e não tendo assim o impacto competitivo de uma prova de nível 1, o que é um facto é que algumas das melhores atletas da Elite portuguesa estavam presentes (Maria Sá, Raquel Costa, Andreia Silva). Apesar disso, foi esta a primeira vez em que o 1.º lugar e o 2.º lugar de uma prova da Elite Feminina foram alcançados por atletas do CPOC. Também já havia um CPOC'ista que se tinha estreado na Elite, vencendo logo à primeira (Tiago Aires) e agora foi a Vera Alvarez que se estreou no Sábado a fazer Elite, vencendo, deixando a líder da Elite Feminina, Maria Sá, a mais de 2 minutos. No Domingo, a Mariana Moreira foi 1.ª e a Vera Alvarez foi 2.ª e ficaram ambas no minuto 17. A 3.ª foi, mais uma vez, Maria Sá, mas no minuto 19 a mais de 2 minutos da Mariana Moreira. A Vera Alvarez foi 2.ª na classificação final, pelo facto de ter perdido a vantagem obtida na nocturna, que não contava para a Taça de Portugal.

  - Em D21A, foi a Ana Filipa Silva a brilhar, com um 2.º lugar na média, tendo a Liliana Oliveira ficado num bom 4.º lugar. Este foi um dos escalões cancelados no Domingo, afectando a Liliana, que teria vencido.

  - Em H21B, o João Dias fez um excelente 2.º lugar na média e também ele foi vítima de ter o sprint anulado, não contando o seu 3.º lugar.

  - Em D35, registou-se mais uma vitória sem contestação da Susana Pontes, vencendo, tanto na média, como no sprint.

  - Em H40, o Rui Botão, depois de uma prova menos boa na distância média, fez um espectacular sprint, vencendo o escalão, com escassos 8 segundos de avanço para o 2.º classificado.

  - Em D40, a Alexandra Coelho fez um excelente 2.º lugar na média e também o escalão dela foi anulado no sprint.

  - Em H50, o Carlos Coelho foi 3.º na média, mas também o escalão dele foi anulado no sprint.

  - Em H55, os nossos 2 representantes brilharam no sprint, sendo o Acácio Porta Nova 3.º e o Vítor Rodrigues 2.º.
 
  - Em D60, a Ana Carreira foi 2.ª, pois, desta vez, teve a companhia de uma atleta finlandesa, ficando mesmo assim a curta margem no sprint.

  - Tivemos ainda muitas presenças nos escalões promocionais, mas destaco uma jovem que se estreou pelo CPOC e venceu o Promo2 e a nocturna do Promo1. Falo da Adriana Frazão, que começou bastante bem.

Por clubes, o CPOC ficou em 5.º lugar, prejudicado por ter aderido pouco à prova nocturna, que também contava para a classificação de clubes.

Segue-se a prova de nível 2 de Taça de Portugal organizada pelo ADFA em São Bartolomeu do Outeiro no próximo dia 15 de Outubro e será esta a antepenúltima etapa da Taça de Portugal 2011.

Luís Santos

  - Site da prova: http://www.107caos.com/VIII-Open-CAOS/index1.html

  - Fotografias do João Dias: https://picasaweb.google.com/114054773349862027674