Informações Técnicas
Mapa e terreno
Mapa novo: Mapa da Serra da Ota, produzido em Setembro de 2009, à escala de 1:15000 e equidistância de 5 metros.
Mapa existente (registo 006/2007): Mapa da Ota, criado em 2007 e revisto em Setembro de 2009, à escala de 1:20000 e equidistância de 5 metros.
O terreno é um misto de floresta, áreas abertas e zonas de cultivo. A zona sul do mapa da Ota é maioritariamente plana. Mas a norte existe mais declive com subidas mais duras e descidas mais técnicas.
O mapa novo é mais técnico, com algum desnível e zonas de transição simples.
A rede de caminhos é rica e é composta principalmente por caminhos de média transitabilidade.
Distâncias
Escalão | Melhor Opção | Linear | Desnivel | Controlos | Melhor Opção | Linear | Desnivel | Controlos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
DE | 16,2 Kms | 11,6 Kms | 540 | 14 | 22,8 Kms | 16,4 Kms | 370 | 13 |
HE | 18,6 Kms | 13,0 Kms | 650 | 15 | 27,4 Kms | 18,0 Kms | 405 | 13 |
D17 | 8,4 Kms | 6,0 Kms | 270 | 10 | 14,1 Kms | 9,7 Kms | 210 | 11 |
H17 | 15,6 Kms | 11,3 Kms | 520 | 16 | 20,5 Kms | 13,9 Kms | 305 | 13 |
D20 | 10,0 Kms | 7,4 Kms | 330 | 13 | 17,9 Kms | 13,2 Kms | 290 | 13 |
H20 | 16,4 Kms | 12,0 Kms | 560 | 13 | 25,7 Kms | 17,2 Kms | 395 | 14 |
D21A | 9,0 Kms | 6,4 Kms | 290 | 10 | 16,7 Kms | 12,4 Kms | 265 | 12 |
H21B | 6,9 Kms | 5,2 Kms | 280 | 10 | 12,0 Kms | 8,2 Kms | 190 | 11 |
H21A | 15,6 Kms | 11,3 Kms | 520 | 16 | 20,5 Kms | 13,9 Kms | 305 | 13 |
D35 | 10,0 Kms | 7,4 Kms | 330 | 13 | 17,9 Kms | 13,2 Kms | 290 | 13 |
H35 | 16,4 Kms | 12,0 Kms | 560 | 13 | 25.7 Kms | 17,2 Kms | 395 | 14 |
H40 | 15,8 Kms | 11,7 Kms | 530 | 13 | 21,2 Kms | 15,0 Kms | 370 | 14 |
D45 | 8,4 Kms | 6,0 Kms | 270 | 10 | 14,1 Kms | 9,7 Kms | 210 | 11 |
H45 | 10,0 Kms | 7,4 Kms | 330 | 13 | 17,9 Kms | 13,2 Kms | 290 | 13 |
H50 | 9,0 Kms | 6,4 Kms | 290 | 10 | 16,7 Kms | 12,4 Kms | 265 | 12 |
H55 | 6,9 Kms | 5,2 Kms | 280 | 10 | 12,0 Kms | 8,2 Kms | 190 | 11 |
DVetB | 6,9 Kms | 5,2 Kms | 280 | 10 | 12,0 Kms | 8,2 Kms | 190 | 11 |
HVetB | 8,4 Kms | 6,0 Kms | 270 | 10 | 14,1 Kms | 9,7 Kms | 210 | 11 |
Form F | 5,4 Kms | 4,2 Kms | 250 | 8 | 9,0 Kms | 7,5 Kms | 125 | 13 |
Form M | 5,4 Kms | 4,2 Kms | 250 | 8 | 9,0 Kms | 7,5 Kms | 125 | 13 |
OPT1 | 5,4 Kms | 4,2 Kms | 250 | 8 | 9,0 Kms | 7,5 Kms | 125 | 13 |
OPT2 | 9,0 Kms | 6,4 Kms | 290 | 10 | 16,7 Kms | 12,4 Kms | 265 | 12 |
OPT3 | 13,3 Kms | 9,9 Kms | 460 | 13 | 19,2 Kms | 13,6 Kms | 300 | 10 |
Dorsais:
* A utilização de dorsal, na bicicleta ou no atleta, é obrigatória em todos os escalões de competição.
Outras Informações:
* Os pontos de controlo serão numerados de 101 a 199.
* O último controle será o número 200.
* Será necessário controlar na linha de meta o 'finish' (paragem do tempo de prova).
* É proibido transitar com a bicicleta fora dos caminhos. É no entanto possível andar fora dos caminhos, desde que as rodas da bicicleta não estejam no chão.
* Aos atletas dos escalões abertos (Orientação para Todos - OPT) ser-lhes-á atribuído um tempo de partida, para melhor gestão das partidas e evitar acumulação de atletas nessa zona, sugere-se que a sigam, podendo no entanto partir no momento que acharem melhor. O inicio da vossa prova dá-se quando o SI é controlado no start.
* Haverá briefings para todos os atletas que o desejarem. Os mesmos terão lugar na zona das partidas, havendo a possibilidade de dois guias poderem acompanhar grupos que assim o desejem. Informe-se na zona de partidas.
* Todos os atletas após terminarem a sua prova, mesmo em caso de desistência da mesma, devem dirigir-se à informática para assinalar que chegaram e que não houve qualquer problema.
* Quando circularem pelas estradas de alcatrão, devem ser respeitadas as regras de trânsito que a elas se aplicam.
* O mapa revisto é limitado a oeste por uma estrada com trânsito intenso e rápido, a mesma que delimita o mapa novo a leste. Por este motivo é estritamente proibido transitar na estrada. Nos mapas a estrada está cortada com cruzes magenta (símbolo de caminho proibido). Os percursos foram feitos por forma a que a melhor opção nunca seja a utilização da estrada. Mas de qualquer forma a estrada será controlada e qualquer atleta que nela transite será desclassificado. |
Foto aérea da área:
Excertos do mapa:
Mapa antigo: