CPOC Online

V Meeting de Orientação de Gouveia


Campeonatos Nacionais de Distância Longa e Sprint

Orientação de Precisão


Gouveia PreO

Taça de Portugal O-Precisão "Invacare" 2015

Informação Geral

Prova individual de Orientação de Precisão na vertente de PreO.

Regulamento da Competição - Aplica-se o regulamento da IOF para eventos de Orientação de Precisão (versão de 2015) e o regulamento de competições da FPO de 2015. Aconselha-se ainda a leitura dos seguintes documentos da IOF: "Technical Introduction to Trail Orienteering for Experienced Foot Orienteers" e "Technical Guidelines for Elite Trail Orienteering.

Diretor do Evento – Luis Gonçalves
Traçador de Percursos – Luis Gonçalves
Supervisor FPO – Acácio Porta Nova

Classes

- A classe "Paralimpica" destina-se a os competidores portadores de incapacidade física permanente que lhes confira uma desvantagem significativa.
- A classe "Aberta" destina-se a quem queira participar sem distinção de sexo, idade ou capacidade / incapacidade.

Arena / Área de Competição

Áreas embargadas: a totalidade do mapa do Arcozelo - Gouveia (CPOC).
Localização da Prova - Haverá sinalização para a zona de concentração a partir de Gouveia (rotunda da estrela).

Model PreO
Junto às partidas do Gouveia PreO, estarão disponíveis dois pontos modelo de PreO. Será disponibilizado um pequeno mapa de aquecimento com 1 ou mais desafios por cada um dos pontos, devendo o atleta concentrar-se de forma a responder correctamente. Lembrem-se que pode haver resposta ZERO em qualquer desafio (excepto nos pontos cronometrados).
Próximo dos pontos modelo, estão disponiveis as soluções, para que os atletas possam confirmar as suas escollhas.

NOTAS IMPORTANTES:
- Percurso ao longo de caminhos, onde é possível que circulem veículos de moradores próximos do local de prova. Pede-se a todos os participantes que se desloquem com a maior atenção ao longo da estrada e que contribuam para que os condutores circulem com precaução.
- Os participantes em cadeira de rodas podem ser auxiliados na deslocação por um acompanhante, que poderá ser disponibilizado pela organização, devendo isso ser solicitando no acto de inscrição, uma vez que há um número bastante limitado de acompanhantes disponíveis.

Programa
11h45 – Saida da primeira carrinha
12h30 – Inicio das partidas
17h30 – Fim de Prova
19h30 - Cerimónia de Entrega de Prémios (Parque Sra dos Verdes)

Inscrições
- Data limite das inscrições: 20 de Abril de 2015
- Taxa de inscrição: 3,00€

Partidas
A lista de partidas será divulgada no "site" da prova na 4ª feira, dia 22 de Abril, e estará disponível na zona de concentração e nas partidas.

Informação Técnica (!provisória!)

Mapa: Arcozelo (ISOM, à escala 1:4000, com equidistância de 5m)
Cartógrafos: Tiago Aires e Raquel Costa, originalmente à escala 1:15.000, com alterações pontuais nas zonas relevantes para a decisão dos pontos de controlo, realizadas pelo Traçador de Percursos e validadas pelo Supervisor FPO.
Terreno da Prova: Terreno variado com detalhes rochosos e de vegetação e onde existe uma alternância entre zonas de floresta e zonas abertas. Existem também áreas de cultivo. Progressão em estradão de terra batida.
Percursos:
Paralímpico - Percurso com 20 pontos de controlo e 2 pontos cronometrados. Do ponto de partida, até à última estação, são 1250m com 30m de desnivel.
Aberto - Percurso com 20 pontos de controlo e 2 pontos cronometrados. Do ponto de partida, até à última estação, são 1500m com 30m de desnivel.
Tempo máximo de prova permitido: 1 hora e 45 minutos

(É obrigatório manter SILÊNCIO durante toda a prova e os únicos suportes à navegação permitidos são o mapa e a sinalética (fornecidos pela organização) e uma bússola; é interdito o uso de quaisquer outros dispositivos de auxílio, à excepção duma lupa (incorporada na bússola ou separada desta), dum odómetro e dum relógio. O uso de quaisquer dispositivos de comunicação implica a desclassificação imediata do atleta.

Eventuais reclamações devem ser apresentadas, pelo atleta, à direcção da prova, no prazo máximo de 30 minutos após o atleta ter terminado a sua prova.

Procedimento nos Pontos Cronometrados

De modo a conhecer o procedimento utilizado nos pontos cronometrados de TempO, consulte as páginas 66-71 do "Appendix 2" do documento das "Guidelines IOF" para as competições de TrailO. O ficheiro pode ser visto AQUI. Pedimos aos atletas inscritos que interiorizem o procedimento, para que o fluxo de prova decorra na normalidade.
A organização indica que APÓS o atleta de sentar e ANTES do juiz apresentar o terreno e as balizas, o atleta será questionado qual o MÉTODO DE RESPOSTA que irá utilizar (Verbal ou Apontado) e o FORMATO DE MAPAS que pretende usar (Livro ou Maço).
Caso o Método de Resposta seja Verbal, o juiz não repetirá a resposta. Apenas pedirá para repetir se não entender o que o Atleta disser.
Caso o Método de Resposta seja Apontado, o juiz verbaliza a resposta indicada para registo do Controlador.

Apoios


Federação Portuguesa de Orientação Câmara Municipal de Gouveia

Trilhos e Lagoas ABPG - Associação de Beneficência Popular de Gouveia Parque Natural da Serra da Estrela IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

Vitalis

Orientovar